1)
Perdi minha senha do aplicativo; como devo proceder?
Por questão de segurança, ela é criptografada, e não temos acesso a ela; na tela de login do app, use o link “Esqueci minha senha” e siga as instruções.
2)
Meu login e minha senha do aplicativo são os mesmos do site?
Não. O login e a senha do site são utilizados para compras na loja virtual da editora (http://www.editorageracaodigital.com.br/geracao_digital/).
O login e a senha do aplicativo Editora Geração Digital (app de leitura) são utilizados para ter acesso aos livros adquiridos, no dispositivo móvel (tablet).
3)
Não consigo fazer login no aplicativo.
Primeiramente, certifique-se de que seu dispositivo está conectado à internet por meio da wi-fi ou de internet móvel celular e confirme seu login e senha.
Se, ao tentar logar-se, você recebe uma mensagem de “conta inválida”, provavelmente está digitando algo errado (verifique a tecla fixadora de maiúsculas, por exemplo); uma mensagem de “limite alcançado” significa que você já ativou sua conta em outro dispositivo.
4)
Devo “fazer logout”?
Em condições de uso normal, não é necessário fazer logout (desligar sua conta da plataforma). Faça logout apenas se pretende fazer login em outro dispositivo móvel.
5)
Preciso de acesso à internet?
O acesso à internet é necessário apenas para baixar livros e suas atualizações. Para evitar despesas com tarifas de contas 3G ou 4G, sugere-se que o tablet permaneça em modo avião, enquanto estiver lendo os livros eletrônicos.
1)
Não aparece “atualização disponível” no meu material, ele não foi atualizado?
Uma mensagem para atualização só é visível se seu dispositivo estiver conectado à internet por meio de uma rede wi-fi e suas configurações pessoais permitem a exibição de notificações. Neste caso, quando você for abrir uma publicação que sofreu atualização, aparecerá a mensagem; se concordar com a atualização, assegure-se de ter tempo disponível e uma boa conexão à internet.
2)
Quero atualizar meu material do ano passado para o do ano corrente. O que faço?
A atualização do conteúdo de um ano para o outro, para um mesmo usuário, é possível apenas no atendimento presencial, em algum dos suportes locais. Consulte custos.
3)
Como restaurar meu tablet sem perder meus dados?
Se a sua conta ainda for válida e o app de leitura e/ou sua plataforma de publicação não houver sido descontinuado(s), faça logout da sua conta (no menu do app, toque no nome do usuário e selecione “logout” ou “sair”. Ao instalar novamente o app GD – no mesmo dispositivo ou em outro – e logar-se novamente, conectado à internet por meio de wi-fi, toda a sua conta e dados serão recuperados. Ao restaurar o seu dispositivo para condições de fábrica, naturalmente todo o conteúdo foi apagado, de modo que os livros têm de ser baixados novamente. Suas anotações e páginas marcadas serão perdidas.
1)
Como faço para comprar os livros eletrônicos?
Os livros eletrônicos da Editora Geração Digital podem ser adquiridos de duas maneiras:
- na loja de nosso site (editoragd.com);
- presencialmente, em algum dos suportes locais.
2)
Como efetuo o pagamento?
O pagamento é mediado pelo PagSeguro, por meio de cartão (de crédito ou de débito) ou emissão de boleto bancário. A liberação do acesso ao conteúdo depende da confirmação do pagamento; no caso do boleto bancário, essa confirmação pode demorar alguns dias, dependendo da instituição bancária. Na compra presencial, em suporte local, é possível usar a transferência bancária (via TED ou PIX).
Sim, o cadastro do comprador solicita dados exigidos para o processo de emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Os seus dados são completamente sigilosos, e não serão vendidos, repassados ou compartilhados pela Editora com quem quer que seja. Os dados de cartão de crédito ou de débito, usados no pagamento, via PagSeguro, não são compartilhados com a Editora.
4)
Por que não devo informar endereços de e-mail governamentais no site?
Endereços de e-mail ligados a servidores g governamentais e corporativos costumam ter restrições, de modo que você pode não receber as mensagens que lhe enviarmos, como a nota fiscal eletrônica. Além desses casos, alguns provedores de e-mail exigem que você autorize explicitamente o recebimento de mensagens de determinados endereços.
5)
Preciso me cadastrar no PagSeguro?
Sim; o cadastro mínimo necessário pode ser feito durante o processo de compra na loja da editora; na última etapa desse processo, o comprador é transferido para o PagSeguro, com ambiente de segurança bancária. Se você já tem cadastro no PagSeguro, pode utilizá-lo durante a compra.
6)
Vou receber uma nova senha para acessar o aplicativo a cada nova compra?
Não. Cada usuário tem um login e uma senha únicos, para ler (no aplicativo, em dispositivo móvel) todos os livros que venham a ser adquiridos em nossa loja eletrônica.
7)
Perdi minha senha de acesso ao site; como recuperá-la?
Sua senha de acesso à loja eletrônica pode ser redefinida por meio do link “Esqueceu sua senha?”, disponível na seção de login (Entrar) do site, mediante confirmação do CPF cadastrado. A redefinição somente será enviada para o e-mail informado no cadastro original.
8)
Quais tablets são compatíveis com a plataforma utilizada?
Os iPad®, da Apple®, e muitos tablets com sistema operacional Android™ são compatíveis com o nosso aplicativo de leitura. Entretanto, a versão do sistema operacional, a quantidade de memória de armazenamento e de memória no dispositivo podem ser determinantes para uma boa experiência. Recomendamos, no mínimo, 32 GB de armazenamento e 2 GB de RAM; iPadOS superior ao 11.0 (iPad) e Android superior ao 9.0. Para leitura por longo tempo, exigida pela leitura de livros e para estudo, sugerimos telas acima de 9 polegadas (medida na diagonal).
9)
Posso pagar os livros digitais em dinheiro ou em cheque?
Sim, nos postos de suporte para atendimento presencial é possível efetuar pagamento em dinheiro ou em cheque.
10)
Quanto de memória preciso para os livros digitais das três séries?
Para manter todos os livros didáticos do ensino médio baixados simultaneamente, recomendamos reservar 16 GB da memória de armazenamento. (Atente para o fato de que a memória de armazenamento livre disponível é menor do que a informada pelo fabricante, por incluir o sistema operacional e alguns programas obrigatórios).
1)
Por que não vejo meus livros?
Sua conta pode não estar logada na plataforma (é preciso fazer login no aplicativo, com acesso à internet ligado).
Os conteúdos adquiridos são associados a sua conta na nossa plataforma. Para fazer download, é necessário que o seu dispositivo esteja logado com sua conta e esteja conectado à internet, por meio de uma conexão wi-fi ou internet móvel celular estável.
Os livros que você adquiriu devem estar disponíveis no menu “livros”; um ícone ao lado da miniatura que representa cada um dos livros indica se ele está disponível para baixar ou se ele está baixado no dispositivo. Uma vez baixados os conteúdos, você somente precisará de uma conexão à internet se quiser baixar novamente um livro que tenha arquivado ou para eventuais atualizações de conteúdos.
2)
Para que serve o botão “arquivar”?
O botão “arquivar” serve para apagar (deletar) um livro do tablet. Certifique-se de que o conteúdo correspondente continua disponível para você na plataforma de publicação antes de deletá-lo; se o livro, a plataforma ou o app tiverem sido descontinuados, após apagar o livro você não conseguirá mais recuperá-lo.
3)
Posso baixar os livros no meu computador ou em outro tablet?
Atualmente, a plataforma de publicação não dá suporte a computadores (desktop ou laptop) do tipo PC (sistemas operacionais Windows®, Linux® ou macOS™). Se deseja usar outro tablet, você deve fazer logout de sua conta no dispositivo em uso, baixar o app GD no novo tablet a ser usado e fazer login neste novo dispositivo novamente. Cada conta pode ser associada a apenas um dispositivo de cada vez. Lembre-se de que terá de fazer download dos livros novamente, portanto assegure-se de que ainda estejam disponíveis.
4)
O que faço se ocorrer alguma fatalidade com meu tablet?
Informe-nos do ocorrido, para que possamos proceder à desativação e reativação de sua conta em novo dispositivo. Por questão de segurança, nos reservamos o direito de solicitar uma comprovação do ocorrido.
5)
Posso comprar o livro impresso?
Não. Devido aos conteúdos acessados por meio de recursos com interatividades, os livros eletrônicos não têm versão impressa. Os conteúdos dos livros da Editora Geração Digital não são estáticos, como os contidos em outros formatos como ePUB, PDF, RTF ou Mobi/Kindle®, por exemplo.
6)
Posso transferir meus livros eletrônicos para outra pessoa?
Como outras mercadorias, eles podem ser dados a outra pessoa; você pode passar o hardware com os livros baixados para outra pessoa, ou pode desvincular-se da conta (fazer logout) e passar o uso de seu login e senha para outra pessoa logar-se em outro tablet, e usar a sua conta original.
Como cortesia, a Editora permite passar a edição de um livro didático apenas de um ano para o ano seguinte, desde que a operação seja feita entre irmãos com o mesmo responsável financeiro, com atualização da edição, mediante aquisição de nova licença, com desconto, em compra presencial.
1)
O que é um Tablet?
Tablets são dispositivos eletrônicos móveis, portáteis, que funcionam como computadores pessoais de pequeno porte, com telas sensíveis a toque (touchscreen) e acesso a rede de acesso à internet (wi-fi e/ou rede celular). Têm formato de prancheta, são relativamente leves e de pequena espessura. Em geral apresentam câmeras fotográficas embutidas, GPS, microfone e saída para fones de ouvido.
2)
O que é um Sistema Operacional (OS)?
Sistema operativo ou operacional é um programa de computador (software) ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar, em um dispositivo eletrônico tipo PC, tablet, smartphone ou similar, recursos como processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e eventuais periféricos (hardware), servindo de interface entre o computador e o usuário. É o sistema operacional que viabiliza o funcionamento dos programas especializados que usamos, além de manter a integridade de todo o sistema, organizando todas as tarefas a serem executadas. São exemplos bem conhecidos do público em geral o Windows®, da Microsoft, e o macOS™, da Apple.
-
iPadOS
iPadOS é um sistema operacional para tablets da Apple® (iPad®).
-
Android™
Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux e desenvolvido pela Google LLC, voltado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; também tem interfaces específicas para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógios de pulso (Android Wear), videogames e câmeras fotográficas digitais.
3)
Download
As expressões “fazer download”, “baixar” ou simplesmente “download” referem-se ao ato de transferir arquivos de um servidor remoto (um computador distante, um grande conjunto de computadores na “nuvem”) para um computador ou dispositivo móvel local por meio da internet.
4)
Login, logout, “logar”
As expressões “login”, “logout”, “logar” são neologismos trazidos da língua inglesa. “Login” significa primariamente iniciar um acesso autenticado a um programa, sistema informatizado, site da internet ou similares. Também designa um nome atribuído a um usuário específico desses serviços ou sistemas, utilizado para lhe autorizar acesso, normalmente associado a uma senha (ou palavra-passe).
O contrário de “login” é “logout”, que se refere ao encerramento da sessão ou utilização autorizada do sistema, serviço, plataforma, etc.
O verbo “logar”, sempre pronominal, é derivado do conceito de login; pode ser usado e adaptado para significar “fazer login” e “fazer logout”, escrevendo-se, respectivamente, “logar-se” e “deslogar-se”, bem como “logado”, significando conectado à conta, autenticado, ligado a uma conexão pessoal, por exemplo.
5)
App (ou aplicativo, ou aplicação)
Software (programa de computação eletrônica) desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como tablets e smartphones. Em geral, são baixados pelo usuário através de uma loja online (como Google Play Store, App Store, Amazon).