Já repararam que não adianta nos apressar, que tudo tem o seu tempo? Tempo de semear e tempo de colher. Acontece que a nossa ansiedade faz com que desejemos acelerar tudo. E o mundo atual, cheio de competição e de informações, tem atropelado todo o processo de nosso amadurecimento de aprendizagem.
No aspecto educacional, também há tempo para tudo. O tempo de conhecer, socializar, criar hábitos, rotinas, descobrir o mundo das letras, treinar nossas habilidades e competências cognitivas que começam com a Educação Infantil. Depois vem a passagem para o Ensino Fundamental I. Ela acontece a partir do amadurecimento adquirido na Educação Infantil. Um processo que não pode sobrepor-se a outro.
Surge o tempo do Ensino fundamental I, tempo esse que acomoda o aprendizado da Educação Infantil para a descoberta de novos conteúdos. Nessa fase, já é tempo de aprofundar as regras, rotinas, hábitos; aprofundar o trabalho com grupos; desenvolver o lado pesquisador e gerar ainda mais autonomia. Uma formação paralela ao conteúdo curricular.
Até que chega o tempo da mudança de ciclo entre o Ensino Fundamental I e II. O ritual de passagem é marcado pela mudança dos profissionais. Sai a figura da pedagoga e entram os especialistas. É tempo de aprofundar conteúdos, especificar, explorar conhecimentos anteriores, contar com rotinas e atitudes já instaladas, apresentar novas regras e testar a autonomia e a autoria nas atividades. Para se andar, primeiro, é preciso engatinhar para alcançar o equilíbrio que é conquistado dia após dia.
As fases são marcadas de anseios, desejos e descobertas. Durante cada tempo, a formação educacional está associada ao amadurecimento emocional. Do que adianta acelerar o processo educacional e atropelar o emocional? A qualquer momento, essa ação poderá gerar um retrocesso. Uma criança ou adolescente que vive uma cobrança fora de seu tempo acaba por necessitar de um suporte que pode envolver um especialista em acompanhamento escolar, um psicopedagogo, um psicólogo, enfim, um profissional que possa reequilibrar o processo educacional e afetivo social do indivíduo.
Muitos estudiosos refletem sobre posições de profissionais da educação que apoiam a aceleração de etapas que devem ser vividas pela criança e pela família de forma natural. Sabemos que os atropelos e problemas virão, mas é importante ressaltar que isso é saudável e deve ser passado pela família unida com a instituição em que seu filho estuda. Viver intensamente é necessário, mesmo que às vezes pensemos que seria melhor não passar por caminhos os quais parecem tão difíceis e penosos. Nossos filhos terão tempo e sabedoria para enfrentar, quando o momento chegar, todas as dificuldades, se oferecermos, família e escola, estrutura emocional, afetiva, social e educacional adequada e segura.
O sistema atual apresenta modismos que nos remetem a conceitos distorcidos. Refletir, conhecer e explorar são elementos fundamentais para propostas que fundamentam a nossa vida. Cada etapa, cada tempo, cada ciclo tem sua história, seja na Educação Infantil ou Fundamental. Cada fase requer seus conteúdos, suas regras, suas cobranças.
Fica aí um alerta! Um grande abraço.