São tantas mensagens trocadas pelos aplicativos sobre o papel da família e o papel da escola que fico até indignada. Como se, de repente, todo mundo entendesse de tudo. Cada um com o seu julgamento, apontamento ou diagnóstico. Uma confusão sem fim. Mas o que é mesmo que a escola faz?
Circula por aí que a escola tem o dever de ensinar os conteúdos das disciplinas. Será mesmo que a escola tem somente esse papel? Se a escola se dedicar a apenas ensinar conteúdo, ela pode estar condenada a fechar as portas e entregar esse papel à internet. Afinal, conteúdo é encontrado com facilidade em livros e sites.
O papel da escola vai muito além dos curriculares. Uma escola comprometida precisa sim trabalhar valores, ética, comportamento, hábitos, liderança, trabalho em equipe, ações sociais, entre outras coisas que despertam o desejo de fazer a diferença no mundo.
A escola que se esconde no papel de “escolarizar”, está buscando uma forma de justificar a sua omissão. Conteúdos são essenciais na formação acadêmica, mas o que farão com eles se não souberem aplicá-los e ensiná-los? O que farão com os conteúdos se não se tornarem empáticos para as relações sociais? O que farão com os conteúdos se não souberem ser profissionais competentes na arte do social?
A escola precisa entender que a parceria que realiza com a família vai além da aplicação de conteúdos e provas. A parceria é também trabalhar componentes relacionais e comportamentais. As escolas precisam ter atenção na modalidade de aprendizagem do aluno, porém promover oportunidades nas quais ele possa exercitar a interação com este conteúdo e seus colegas, através de seminários, miniaulas, palestras, monitoria. Precisa, também, aproveitar as oportunidades das atividades lúdicas ou esportivas para conhecer o aluno e trabalhar regras e normas. A escola precisa sim ir além dos conteúdos escolares.
Acontece que agora estão tentando delimitar o que é da família e o que é da escola. Existem sim papéis diferentes e bem determinados, porém daí dizer que a escola só deve se ater a conteúdos curriculares, isso já é demais.
A escola é o local onde a criança ou adolescente permanece mais tempo reunido com as pessoas de sua faixa etária e com os adultos preparados para atuarem nesta fase de seu desenvolvimento acadêmico e humano. É na escola que aparecerão grandes oportunidades de evolução. Se a escola fechar os olhos para as oportunidades de crescimento do aluno, acreditando que, aplicando conteúdos e punições disciplinares, já cumpre o seu papel, perderemos muitas oportunidades de exercer a verdadeira educação de nossos jovens.
Pais e escolas devem sim assumir os seus papéis e se unirem na formação dos jovens. Cabe à família escolher uma escola que combine com os seus valores e princípios, e cabe à escola unir a formação acadêmica com as reflexões para o desenvolvimento de um ser humano ético, reflexivo, empático, solidário e comprometido com o mundo em que vivemos.
O que a escola ensina? A escola precisa despertar nos alunos o desejo de evoluir academicamente e como pessoa. A escola precisa ensinar o que fazer com os conteúdos aprendidos. A escola precisa despertar responsabilidades em famílias, docentes e discentes, a fim de que percebam que a contribuição escolar e social é um papel de todos. Se cada um assumir o que lhe cabe, sairemos das discussões paralisantes e partiremos para a ação. O que a escola deve ensinar? A escola deve ensinar que todos os lugares nos ensinam e que o nosso olhar deve estar atento às oportunidades. E que aprendemos a cada instante. E que, ao aprender, também devemos ensinar como retribuição à graça da evolução.