Uma fronteira emergente

Pense como era a realidade há 20 anos. Smartphones foram ganhando força como telefone; e-mail era tecnologia em ascensão, eliminando a necessidade de agenda de papel e permitindo uma nova conectividade. Para se acessar a Internet, ainda era necessário um computador. Siri, Twitter, Snapchat, Facetime e Realidade Virtual eram, na melhor das hipóteses, reflexões fantásticas, e muitas vezes coisas de ficção científica.

Hoje, o digital no processo ensino-aprendizagem é o que smartphones eram há uma década. A adoção está crescendo, e a tecnologia já provou seu valor ao longo do tempo. Estamos na fronteira. Podemos ver novas possibilidades à nossa frente e ainda mais possibilidades estão além da nossa imaginação. As capacidades que atualmente consideramos como emergentes e outras que mal podemos imaginar serão tão onipresentes quanto o smartphone é hoje.

Nesse contexto, qualquer escola, pública ou particular, precisa se modernizar a fim de acompanhar a evolução dos usos, dos costumes e da cultura da sociedade. Por isso, traremos em nossa série de artigos sobre #TecnologianaEducação, uma reflexão sobre o uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, pontos positivos e seus desafios. Nosso intuito é trazer informação de qualidade e segura. Contribuir decisivamente para que as instituições de ensino, professores e alunos superem esse desafio, em um compromisso de reforçar a escola como um ambiente de estímulo à inovação e ao conhecimento de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Vem com a gente?

 

 

Redação: Blog Editora Geração Digital