A forma como aprendemos e consumimos conteúdo mudou. De acordo com especialistas da área, os cérebros das crianças que nascem na era digital são moldados de uma maneira diferente daquelas pessoas que chegaram ao mundo ainda na era analógica. Como consequência, novos métodos e ferramentas de ensino-aprendizagem são extremamente necessários.
Precisamos de instrumentos que tornem o aprendizado significativo para os estudantes, entendendo que eles aprendem coisas diferentes e de formas diferentes, como, por exemplo, por meio de recursos tecnológicos, games, experiências imersivas e interativas que estimulem as competências e habilidades relevantes para se viver no século XXI.
Mas, para que esses recursos sejam realmente efetivos, as instituições de ensino precisam superar alguns desafios. Vamos falar de três dos principais:
1- Estrutura adequada – computadores, tablets, lousa digital e internet. Esses itens são os mais utilizados na hora de implantar tecnologia nas escolas. Antes de escolher qual ferramenta irá fazer parte do seu projeto educacional, leve em consideração as instalações elétricas e o suporte técnico que será necessário para utilização.
Uma das vantagens dos nossos livros eletrônicos é que não precisam estar conectados à internet para serem utilizados no dia a dia; basta baixar os conteúdos didáticos uma única vez e pronto! O aluno poderá acessar em qualquer lugar, sem precisar se preocupar com sinal da internet.
2 – Preparação dos professores – treinamentos e capacitação. A maioria dos professores já estão familiarizados com variados tipos de tecnologias e já os utilizam em seu dia a dia. O que se propõe aqui, dessa forma, é uma capacitação direcionada para as ferramentas que serão utilizadas em sala de aula, para que desfrutem desses recursos da melhor forma possível e aproveitem os seus reais benefícios.
Por isso, nossa equipe oferece aos docentes capacitação e treinamentos para inserir o uso dessa tecnologia na sala de aula e tirar maior proveito dos recursos inovadores disponíveis nos nossos livros eletrônicos, garantindo que o planejamento da aula contemple a total potencialidade dessas ferramentas.
3 – Escolha do material digital – A escolha do material didático, além dos desafios já citados, é um fator que demanda cuidado e atenção. Grande parte das editoras que oferecem conteúdo digital transformam os livros físicos em versões PDF, não alterando a apreensão do conteúdo. Explorando movimentos, sons e animações, os estudantes aprendem de forma mais divertida e interativa, o que torna as aulas inesquecíveis e o conteúdo também!
É importante salientar que o material didático apresentado nos tablets pela Editora Geração Digital não é uma simples adaptação de livros impressos. O conteúdo é projetado, escrito e produzido por professores, tendo em vista o ambiente virtual e o comportamento dos estudantes, sem sacrifício de conteúdo.
Recursos variados na apresentação dos conteúdos didáticos favorecem os diversos estilos de aprendizagem dos alunos: vídeos, áudios, imagens, infográficos animados e muito mais! Tudo que o estudante precisa para aprender de forma mais prazerosa e eficiente.
Quer saber mais sobre os recursos dos nossos livros eletrônicos? Acesse:
Redação: Blog Editora Geração Digital