Na BNCC, o protagonismo e a autoria estimulados no Ensino Fundamental traduzem-se, no Ensino Médio, como suporte para a construção e para a viabilização do projeto de vida dos estudantes, eixo central em torno do qual a escola pode organizar suas práticas.
Ao orientar para a construção de um projeto de vida, a escola que acolhe os jovens assume o compromisso com a formação integral dos estudantes, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e da construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida. Dessa maneira, o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos.
Logo, é papel da escola auxiliar os estudantes a aprender a se reconhecer como sujeitos, considerando suas potencialidades e a relevância dos modos de participação e intervenção social na concretização de seu projeto de vida. É, também, no ambiente escolar que os jovens podem experimentar, de forma mediada e intencional, as interações com o outro, com o mundo, e vislumbrar, na valorização da diversidade, oportunidades de crescimento para seu presente e futuro.
As estratégias usadas para desenvolver o projeto de vida nas escolas podem ser variadas – de palestras sobre o mercado de trabalho a sessões de tutoria individual, passando por oficinas de resolução de problemas reais e aulas de educação financeira. Em algumas redes e escolas de Ensino Médio, o aprendizado dessa competência é realizado por meio de uma disciplina específica para o tema, mas também é possível promover reflexões e experiências sobre o mundo do trabalho e a vida adulta de forma integrada aos componentes curriculares.
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Fontes:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
http://www.futura.org.br/trilhas/competencias-gerais-da-bncc-e-o-futuro-dos-alunos/