A Nova Estrutura do Ensino Médio

O currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:
I. linguagens e suas tecnologias;
II. matemática e suas tecnologias;
III. ciências da natureza e suas tecnologias;
IV. ciências humanas e sociais aplicadas;
V. formação técnica e profissional (LDB, Art. 36).

Essa nova estrutura do Ensino Médio, além de ratificar a organização por áreas do conhecimento – sem desconsiderar, mas também sem fazer referência direta a todos os componentes que compunham o currículo dessa etapa –, prevê a oferta de variados itinerários formativos, seja para o aprofundamento acadêmico em uma ou mais áreas do conhecimento, seja para a formação técnica e profissional. Essa estrutura adota a flexibilidade como princípio de organização curricular, o que permite a construção de currículos e propostas pedagógicas que atendam mais adequadamente às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, estimulando o exercício do protagonismo juvenil e fortalecendo o desenvolvimento de seus projetos de vida.

Segundo a BNCC, nesse processo de reorientação curricular, é imprescindível aos sistemas de ensino, às redes escolares e às escolas:
 • orientar-se pelas competências gerais da Educação Básica e assegurar as         competências específicas de área e as habilidades definidas na BNCC do           Ensino Médio em até 1.800 horas do total da carga horária da etapa e
orientar-se pelas competências gerais da Educação Básica para organizar         e propor itinerários formativos, considerando também as competências               específicas de área e habilidades no caso dos itinerários formativos                       relativos às áreas do conhecimento.

Desta forma, os currículos e as propostas pedagógicas deverão garantir as aprendizagens essenciais definidas na BNCC, contemplando, sem prejuízo da integração e articulação das diferentes áreas do conhecimento, estudos e práticas.
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Fonte: Ministério da Educação MEC e BNCC.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

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