Eli Carlos Guimarães
graduado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (UnB). É Especialista (latu sensu) em Educação a Distância (UCB – DF), em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (UGF – RJ) e em Revisão Textual (PUC – Minas). Leciona desde 1983 para ensino médio, pré-vestibular e para concursos. Foi consultor (corretor de redação) do Enem e Tutor em Cursos de Redação Oficial e Português – CEAD/UnB. Foi membro do Comitê de Língua Portuguesa – PAS/UnB – 1995 a 2002. Foi revisor/consultor do projeto Brasil Escola – MEC. Foi professor do Colégio JK e do Colégio Leonardo da Vinci. Participou da fundação e direção do curso preparatório para vestibular e para o PAS, Sigma.Plus. É professor de Língua Portuguesa e de Redação no Curso Exatas e, desde 1985, no Centro Educacional Sigma, onde exerce também a função de coordenador de Redação desde 1991. Integra o núcleo editorial da Editora Geração Digital, e é autor do livro de Redação da Editora Geração Digital.
Reynaldo Correia Loureiro da Silva
graduado em História pela Universidade de Brasília. Cursou especialização (latu sensu) em Metodologia do Ensino Superior pelo UniCEUB. Foi professor e depois coordenador da cadeira de História do Colégio Objetivo de 1979 a 1983. Foi professor e coordenador das cadeiras de História e Filosofia do Centro Educacional Sigma entre 1984 e 2014. Cursou especialização sobre o ensino de História na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 1988. Participou da elaboração dos conteúdos e dos objetos de conhecimento do PAS/UnB no subcomitê de História entre 1995 e 1996. É autor de apostilas de cursos pré-vestibular e preparatórias para o PAS/UnB de instituições do Distrito Federal. Participou da criação e direção do curso preparatório para vestibular e para o PAS/UnB, Sigma.Plus. É autor dos livros digitais de História da Editora Geração Digital.
Josino Nery Neto
licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (UnB) e com especialização em Linguística e Filologia Românica pela UFRJ. Leciona língua portuguesa, literatura brasileira e produção de texto no ensino médio há 31 anos. É professor de Língua Portuguesa do Centro Educacional Sigma, tendo sido coordenador de cadeira até 2015. Paralelamente, trabalha como revisor de textos e produtor de material didático para cursos pré-vestibulares e preparatórios para o PAS/UnB. Foi consultor (corretor de redação) do Enem e Tutor em Cursos de Redação Oficial e Português – CEAD/UnB. Foi revisor/consultor do projeto Brasil Escola – MEC. É coautor do livro de Língua e Texto (Gramática) da Editora Geração Digital adotado no Sigma; além disso, integra o núcleo editorial da Editora Geração Digital.
Mário Nelson Serafim
graduado em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB) e habilitado para lecionar Química pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Ministra aulas de Química para o Ensino Médio há 30 anos. Durante 20 anos foi coordenador da cadeira de química do Centro Educacional Sigma. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Centro Educacional Sigma, unidade Águas Claras. É autor de material didático de Química para cursos pré-vestibulares, para o PAS/UnB e coautor do livro de Química da coleção de livros digitais da Editora Geração Digital. Participou do comitê de Química da Universidade de Brasília para discussão do conteúdo programático do PAS. É professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Sinval Ramires Fernandes
licenciado em História pela FFCL de Jales, SP. Foi professor do Curso e Colégio Objetivo de São Paulo e de suas unidades do interior do Estado, no período de 1977 a 1984; de 1984 a 1999, foi professor, coordenador e diretor do Curso e Colégio Objetivo de Brasília. Professor, diretor e sócio-proprietário do Colégio Dromos, de 2000 a 2003. Professor do Centro Universitário IESB, de 2005 a 2008. Coordenador do Vestibular do Centro Universitário IESB, entre 1998 e 2014. Coordenador acadêmico das Faculdades COC, no período de 2008 a 2010. Professor e coordenador do Sigma.Plus, de 2010 a 2012. Autor do material didático de História do Colégio Objetivo para o Ensino Fundamental, publicado na Coleção Objetivo em edição nacional, no período de 1986 a 2000. Autor do material de História e de História da Arte para a 1ª série do Ensino Médio, publicados na Coleção Objetivo em edição nacional, no período de 1986 a 2014. Autor do material de História da Amazônia, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, publicados pelo Governo do Estado da Amazônia, no período de 1986 a 2000. Atualmente integra o núcleo editorial da Editora Geração Digital e é coautor do livro de História da Editora Geração Digital para a 1ª e para a 2ª série do Ensino Médio.
Carolina Darolt
professora de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa há 15 anos. Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com a dissertação As imagens multifacetadas da palavra – A literatura na escola. Produziu material didático sobre literatura para curso pré-vestibular e preparatório para o PAS-UnB. É revisora/consultora do projeto Brasil Escola – MEC.
Márcio Menezes
diretor, ator e professor de Teatro. Mestre em Teatro, Drama e Educação pela Universidade de Brasília. Cursou Interpretação teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da UnB. Trabalhou como diretor e ator na Cia. Piramundo e no Grupo dos Homens. Atualmente desenvolve seu trabalho de pesquisa na Cia. Italiana de Teatro Ladrão e na Andaime Cia. de Teatro, onde vem desenvolvendo a técnica da Dramaturgia Aberta. Participou de pesquisas, entre as quais destacam-se: O lugar da Oralidade no Teatro (Silvia Davini/TUCAN); Estudos sobre a Performance (TRANSE), Teatralidade do Gesto (Tribo Atrito); Presença e Influência das novas tecnologias na Arte Contemporânea (Corpos Informáticos). Participou de diversos congressos, seminários e festivais sobre teatro. É professor de Artes Cênicas no ensino médio desde 2004.
Patrícia Souza Melo
graduada em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de Brasília (UnB). Leciona desde 1997. Cursou todas as disciplinas do Mestrado de Linguística Aplicada da UnB. Possui diploma de Proficiência de Nível Superior em Língua Espanhola – DELE – expedido pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Já ministrou aulas de língua espanhola em diversas escolas privadas, em Centro de Línguas - CIL, em cursos de idiomas e cursos preparatórios para concursos públicos, PAS e pré-vestibulares, bem como em Órgãos Públicos (Ministérios da Indústria e do Comércio Exterior, da Cultura, das Relações Exteriores, das Comunicações, da Fazenda; Receita Federal, Procuradoria Geral da República e Anatel). É professora concursada da Secretaria de Educação do DF desde 1997.
Evenilson Pontes
professor de Filosofia do Ensino Médio na rede pública e em escolas privadas do Distrito Federal, desde 1996. Atua como coordenador na Secretaria de Educação do DF. Graduado em Filosofia e especializado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.
Lysianne Louise Autran Lourenço
graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; possui bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; tem pós-graduação em Arteterapia na Educação e Saúde pela Universidade Cândido Mendes - RJ. É professora de Artes Visuais há 10 anos. Participou do 1° Salão de Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e de exposições coletivas e individuais no Rio de Janeiro. É professora concursada da Secretaria de Educação do DF.
Carolina Conceição Prado
graduada em Psicologia - Licenciatura Plena (2001), tendo obtido o grau de Psicóloga em 2002, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado, 2003; Licenciatura, 2004) pela Universidade de Brasília – UnB; especialização em Educação e Promoção da Saúde (2004) e especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (2008) pela Universidade de Brasília – UnB; mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2005). É professora de ciências no ensino fundamental do Centro Educacional Sigma desde 2008, professora de ensino superior do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF desde 2012 e pesquisadora. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociência, atuando também nos seguintes temas: promoção da saúde, educação a distância, ensino de Ciências e Biologia, psicopedagogia e psicologia escolar.
Tiago Ferreira da Silva
professor de Língua Portuguesa em cursos preparatórios e escolas há mais de 10 anos. Graduado em Letras - Português (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Literatura Brasileira também pela UnB. Atualmente, cursa o segundo ano do doutorado em Literatura na mesma instituição. Autor de materiais didáticos para o vestibular e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília. Participou das bancas de correção de redações do Enem e também atua como revisor de texto e consultor de Língua Portuguesa.
Marcos Brandão
mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; especialista em Educação pela Faculdade Batista Brasileira - FBB, além de Curso de Extensão em Metodologias do Ensino da Geografia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB e também Curso de Extensão em Geopolítica e Relações Internacionais pela Escola de Altos Estudos Estratégicos e de Geopolítica/CENEGRI- RJ. Docente da pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília - UCB entre 2009 e 2011. É professor do Centro Educacional Sigma desde 2008 e da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2015. Autor de apostilas de cursos preparatórios de instituições do Distrito Federal e de livro didático digital da Editora Geração Digital. Possui artigos científicos publicados em periódicos de Universidades Federais pelo Brasil, além de ter escrito o livro Espaço e tempo no sertão baiano: a construção urbano-regional do Orobó.
Edivaldo Monte dos Santos
professor de Filosofia e Sociologia no ensino médio (rede pública e escolas particulares) no DF há 22 anos. Especialista em ensino de filosofia níveis fundamental e médio pela Universidade de Brasília. Licenciado e bacharel em filosofia e sociologia (PUC-GO e UnB). Coordenador intermediário do Núcleo Pedagógico da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (DF) na gestão de 2010/13. Participação ativa no Fórum Permanente de Professores sobre a Matriz de Referência do PAS/UnB. Participação na discussão sobre a visibilidade da filosofia e da sociologia no PAS, Vestibular (UnB) e no ENEM (MEC). Apresentação de oficinas e minicursos com o título “Filosofia e a Linguagem Cinematográfica”. Participação na reformulação do Currículo das Escolas públicas do DF nos componentes de filosofia e sociologia. Coordenador pedagógico em escola pública da SEE-DF. Participação nas instâncias de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (MEC), em 2016. Criação de módulos de aprendizagem e atividades nas áreas de filosofia e sociologia para o ensino médio na Rede Pública de Ensino do DF. Produção de pesquisa sobre Filosofia no Ensino Médio. Produção de material didático para a SEE-DF (Cadernos de Sociologia). Publicação de material didático de Filosofia e Sociologia para a Editora Geração Digital.
Luiz Antônio Rosa Braz
cursou o doutorado em Álgebra Abstrata no departamento de Matemática da Universidade de Brasília, onde concluiu todas as disciplinas e foi aprovado no exame de qualificação. Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília.Graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professor visitante e substituto do departamento de Matemática da Universidade de Brasília, professor do departamento de Matemática da Universidade Católica de Brasília e do departamento de engenharia da computação e elétrica dos Centros Universitários UniCeub e IESB. Professor de cursos preparatórios para exames de acesso ao ensino superior de Universidades Federais e Militares brasileiras. Desde 1998 é professor de matemática do Centro Educacional Sigma.
José Augusto Brandão de Vilhena Júnior
Professor de História do Ensino Médio, em Brasília, desde 1989, sempre lecionando em escolas de grande porte, nas áreas específicas de História Geral, História do Brasil e História da América. Formado pelo UniCeub em História e OSPB Licenciatura Plena, iniciou o Mestrado em História das Relações Internacionais junto a UnB e possuí cursos de extensão na área de História Contemporânea. Contribuiu para a formulação de apostilas e do material didático utilizado em algumas das escolas nas quais lecionou. Cataloga e organiza material fotográfico e audiovisual sobre História Contemporânea, além de desenvolver particularmente pesquisas, com a produção de material acadêmico, sobre os grandes conflitos militares da Era Contemporânea.