ENSINO HÍBRIDO: ENTENDA O CONCEITO E CONHEÇA ALGUMAS PRÁTICAS.

A atual pandemia de coronavírus ampliou o debate sobre o acesso à tecnologia para escolas, professores e estudantes. Ela também reforçou a ideia de que o ensino híbrido deverá fazer parte da realidade da educação após a quarentena e retorno das aulas presenciais.

O ensino híbrido, ou blended learning, é a metodologia que combina aprendizado on-line com o off-line – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida dos estudantes.

Na parte presencial, que normalmente ocorre em sala de aula, o professor se torna responsável por propor atividades que envolvam toda a turma e que valorizem as interações interpessoais.

Já a parte do ensino realizada on-line, por meio dos recursos digitais e dispositivos móveis, como tablets e celulares, permite que o aluno tenha algum controle sobre onde e como quer estudar. A facilidade de acesso e a liberdade de poder utilizá-los em diferentes ambientes e com diferentes recursos abre um leque de formas de apresentação do conteúdo e de como será estudado: dentro da própria sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática, em casa.

O objetivo do aprendizado híbrido é que esses dois momentos, o online e o presencial, sejam complementares e promovam uma educação mais interativa, interessante e eficiente.

Confira, a seguir, uma lista com algumas das combinação de ensino on-line e off-line disponibilizadas pelo Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz e compartilha referências sobre inovações educacionais.

 

Rotação
Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes: em uma estação, parte dos alunos lida com plataformas digitais, enquanto em outra, estudantes desenvolvem projetos em pequenos grupos e, mais adiante, outro grupo de alunos está com o professor, tirando dúvidas, por exemplo.

Flex
Uma plataforma on-line é a espinha dorsal desse tipo de ensino. Professores estão por ali, em maior ou menor proporção, tirando dúvidas que apareçam pessoalmente, para cada um ou para grupos pequenos.

Laboratório on-line

O curso inteiro funciona em uma plataforma on-line, mas instalada em um lugar físico. Frequentemente os alunos que participam do laboratório também têm aulas tradicionais.

 

E você, o que acha dessa metodologia de ensino? Conhece outras experiências de ensino híbrido? Compartilhe conosco!

 

Redação: Blog Editora Geração Digital