Obesidade na Adolescência

Como incomoda nossos jovens o sobrepeso. Acontece que a adolescência é a fase dos extremos. E entre as muitas mudanças que enfrentam, inclui-se a mudança de apetite.

É uma fase na qual crescem muito, um excesso de hormônios trabalhando, muita interferência externa na cabecinha deles e bastante pressão.

A cobrança inicia internamente, depois vem da própria família, que fica observando a necessidade de emagrecer, e, depois, as comparações com o padrão que a sociedade impõe.

É muito importante que nos atentemos para as dificuldades que eles encontram nesse processo de ganho de peso. Enfrentam uma luta enorme entre a fome absurda, a ansiedade que leva à satisfação com o paladar e o desejo de se enquadrar na beleza ditada.

Pensando nos adolescentes que já enfrentam a mudança corporal e se encontram com sobrepeso, precisamos nos alertar quanto às nossas atitudes frente a esta situação. Temos que agir de uma forma que colabore e não que os leve a sofrer ainda mais, comprometendo a sua autoestima.

O primeiro ponto é não permitir que este adolescente faça adesão às dietas da moda. Isso é muito perigoso e poderá comprometer a saúde. Sabemos que os adolescentes são muito influenciados por modinhas, mas, no assunto saúde, isso se torna ainda mais grave.

Os adolescentes são bombardeados por imagens de pessoas com físico malhado, corpos magros e esbeltos. E as redes sociais acabam por oferecer uma enxurrada de imagens que os levam a ter uma visão distorcida da realidade. É muito difícil seguir a moda dos corpos “perfeitos”.  Convencê-los de que cada um tem um biotipo não é uma tarefa fácil.

O segundo ponto, não menos importante, é traçar um caminho que permita descobrir a origem do problema. De onde vem esse sobrepeso. Qual a causa da mudança corporal. Tratar a causa é o melhor caminho.

Um profissional da saúde poderá investigar se existe uma causa hormonal e metabólica. Exames permitirão um mapeamento.

Após esse mapeamento da saúde, um outro passo é uma investigação emocional. Muitos adolescentes utilizam o prazer da alimentação para compensar dores, insatisfações, questões ligadas à dificuldade de lidar com sentimentos negativos.

Outro aspecto que se deve considerar é se esse adolescente está sob pressão dos colegas, sofrendo bullying pelo aspecto físico. Caso isso esteja acontecendo, será necessária uma acolhida do adolescente, um trabalho para aceitação corporal e ferramentas de defesas emocionais e para busca de um corpo que esteja mais saudável. É muito importante analisar com o adolescente o biotipo dele e a origem deste biotipo. Mostrar a hereditariedade e associar a opções de melhoria na busca de uma melhor autoestima é também um caminho. A aceitação, seguida de ação, fará bem ao adolescente.