Como ajudar meu filho a estudar para o vestibular?

Tenho um filho adolescente que está com dificuldade em obter rendimento acadêmico…

Essa foi a queixa que recebi de um pai muito preocupado. Ele narra que o filho está no cursinho, muito focado em ter rotina com horas de estudos.

Acontece que o pai percebe que o filho fica horas envolvido com os livros, no quarto fechado, porém não obtém rendimento. E isso tem causado um desconforto enorme nele e em todos os envolvidos com o propósito da aprovação.

O fato de querer ter rotina e se debruçar nos livros sem uma organização de estudos, não garantem resultados. Acaba por gerar uma sensação de fracasso enorme. Um sentimento de perda de tempo e prejuízo. Revolta-se por não aproveitar com qualidade o tempo: nem estuda, nem faz outras atividades.

Os adolescentes precisam de um suporte para entender como é a modalidade de aprendizagem deles. Como ele funciona. Regrinhas e orientações coletivas não garantem resultados. Somos individuais. É preciso uma análise e um mergulho no autoconhecimento.

Os pais precisam entender isso. Muitos querem impor o ritmo que faziam quando estudavam. O que funcionou com o pai ou com a mãe não significa que funcionará com o filho. 

E muitos conflitos começam assim. Uma imposição que não ajudará. Cria-se um desgaste na relação que acaba por se distanciarem.

Precisamos aprender a acolher a fala desse jovem para entender o que está atrapalhando seu rendimento. Após a acolhida, juntos, gerar novas ferramentas e estratégias.

Um adolescente inserido no ensino médio ou em um cursinho enfrenta uma carga emocional e acadêmica considerável. Tudo o que ele deseja é poder ter vivências sociais, mas a obrigação o chama a todo momento. Esse conflito interno precisa ser administrado. E para que aconteça saudavelmente, temos que, como pais, estar dispostos a ficar ao seu lado. Deixar o papel de cobradores para entrar no papel de ensinantes. Cobramos demais e ensinamos de menos. É hora de pensarmos nisso.

Busque ajuda com os profissionais da escola. Com certeza, eles têm pessoas capacitadas para orientá-los. Um momento tão importante como este não pode ser deixado de lado e esperar ver no que vai dar.